ÁCARO NA PELE DO ROSTO???


Você sabia que nossa pele tem ácaros? Não? Pois é, nem eu!
Fui pesquisar a esse respeito porque uma esteticista amiga minha passou por uma experiência fora de série a esse respeito e me contou. Um de seus vizinhos possuía "bichos" em sua pele do rosto, por falta se saber cuidar!!!
Considerei importantíssimo compartilhar com vcs o que achei, por isso resolvi abrir uma página só para isso, para que vcs tenham consciência da importância de manter a pele limpa e entendam que usar sabonete comum não garante de modo algum esta limpeza.


Se vc se ama, cuide de sua pele!!!!
A nossa pele  necessita ser limpa, tonificada e hidratada no mínimo uma vez por dia, de preferência à noite, e é claro, devemos protege-la também com protetor solar, o fator 30 da RACCO, além de ser gel creme, isto é não oleoso, possui um ativo chamdo alistim que protege o DNA de nossa pele! Tudo de bom não é mesmo?


Acompanhem este vídeo e as informações a respeito:



Comentário de Daniel L. A., que criou este filme, ele também deixou a pergunta para saber do que se tratava e recebeu várias respostas algumas transcritas aqui:


Este vídeo foi feito pela ocular de um microscópio Zeiss, modelo Primo Star e câmera de 2 Mpixels do telefone celular Nokia 3120 classic, no dia 17/abril/2009.

A pele do meu rosto estava descascando, então decidi tirar um filete e olhar no microscópio. Depois de alguns minutos reconhecendo células achatadas da epiderme com aumento de 100x (ocular de 10x e objetiva de 10x), encontrei algo que se movimentava. Passei ao aumento de 400x (objetiva de 40x com contraste de fase), obtive o melhor foco possível para filmar este bicho, se é que posso chamá-lo assim. Do início até 1 min 11 seg, permaneci em 400x. Deste ponto até o final, retornei ao aumento de 100x. O bicho é o mesmo. Como demorei um pouco na troca da objetiva e no posicionamento da câmera, vocês podem notar que ele já tinha caminhado até a beirada do filete da pele e não tinha mais para onde ir. Por ser um bicho transparente, quando está parado, ele se mimetiza à pele, mas em seguida, volta a se movimentar e torna-se visível novamente. Em torno de 2 min 20 seg, usei algumas vezes o zoom digital da câmera para tentar pegar mais detalhes do bicho, o que tornou a imagem um tanto trêmula. O tempo total do vídeo é 3 min 33 seg.



Respostas:

danielcland
1 ano atrás
Recebi por e-mail, amigáveis contribuições dos professores (vide lista abaixo), e foram unânimes de que se trata de um ácaro.


Alguns professores ofereceram informações complementares:
Reino: Animalia
Subfilo: Arachnomorpha
Família: Demodicidae
Gênero: Demodex
Espécie: D. folliculorum ou D. brevis


danielcland
1 ano atrás
Ácaro com comprimento de 0,1 a 0,4 mm, muito comum nos anexos da pele humana. Conhecido popularmente como "cravo cutâneo", vive em folículos pilosos ou em ductos de glândulas sudoríparas e sebáceas. Pelo vídeo, alguns afirmam ser "Demodex folliculorum", mas como a imagem não permite ver muitos detalhes morfológicos, houve quem considerou a hipótese de ser "Demodex brevis", pois ambos parasitam humanos.


danielcland
1 ano atrás
Um dos professores, Dr. André, me sugeriu consultar um dermatologista, porque este ácaro é do mesmo tipo que causa a sarna. Outro professor, Dr. Arício, já informou que são organismos não patogênicos e comum em adultos. Com isto, confesso que fiquei com vontade, sim, de ir ao médico, mas não com tanta pressa.


danielcland
1 ano atrás
Agradecimentos:


Prof. Dr. André Victor Lucci Freitas - UNICAMP.


Profa. Dra. Silmara Marques Allegretti - UNICAMP.


Profa. Dra. Virgínia Sanches Uieda - UNESP - Botucatu.


Prof. Dr. Josias Rodrigues - UNESP - Botucatu.


Prof. Dr. Arício Xavier Linhares - UNICAMP.


Prof. Dr. Reinaldo José da Silva - UNESP - Botucatu.


Prof. Dr. Carlos Fernando Salgueirosa de Andrade - UNICAMP.


Prof. Dr. Valmir Antonio Costa - Secret. de Agricultura e Abastecimento - Instituto Biológico.


Este outro vídeo não é brasileiro e seu título "Monsters inside me" significa monstros dentro de mim!
aguarde logo coloco ele aqui é terrível, mas muito importante sabermos, para nos cuidarmos melhor